sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO



CARACTERÍSTICAS

As Ciências da Educação são um conjunto de disciplinas que estudam, descrevem, analisam e explicam os fenômenos educativos em seus múltiplos aspectos. A educação é um fenômeno complexo que tem lugar em todos os âmbitos da sociedade diferentes disciplinas das Ciências Sociais e Humanas como a Sociologia, Direito, Psicologia, Ciência Política, História, Economia, Filosofia realizam abordagens e estudos específicos por isso é possível de falar de uma Sociologia da Educação, uma História da Educação, uma Antropologia da Educação, uma Psicologia Educacional, uma Política Educacional, Economia da Educação e uma Filosofia da Educação. Todas aquelas disciplinas que explicam os fenômenos educativos, que podem se integrar para realizar estudos nutrem o campo das Ciências da Educação.
Ademais está integrado por um conjunto de disciplinas ou saberes que são próprios: Campo Pedagógico ou das também chamadas "Ciências Pedagógicas" como a Pedagogia, Didática Geral, Didáticas Específicas de Áreas (Matemática, Língua, Ciências Naturais, Ciências Sociais, Educação Física, Educação Artística entre as mais significativas), Didática de Nível (Educação Inicial, Educação Primária, Educação Secundária e Educação Superior), Administração Educacional, Organização Escolar, Planejamento Educacional, Orientação Educacional, Currículo ou Teoria do Currículo, Educação Comparada, Pedagogia Diferencial ou Especial, Tecnologia da Educação e a Análise Institucional da Educação. As Ciências Pedagógicas originam um conjunto de conhecimentos e saberes teórico-práticos com a finalidade de compreender, intervir e modificar positivamente os fenômenos educativos e processos de formação. Apostando ao menos na mudança da realidade educativa, dos processos formativos, do funcionamento das instituições educativas, das práticas de ensino nos aspectos pedagógicos, didáticos, organizacionais.
O campo disciplinar das Ciências da Educação constituiu-se a partir da interseção de um conjunto de diversas disciplinas: a filosofia, a psicologia, a sociologia, a história, entre outras; que abordam desde sua especificidade o objeto “educação”. Este processo de conformação não é exclusivo das Ciências da Educação senão que se vincula com a divisão do conhecimento no campo das Ciências Sociais, e é produto da progressiva fragmentação e especialização dos conhecimentos durante os séculos XIX e XX.
Os diferentes aspectos da educação em sociedades e culturas determinadas são estudados pelas Ciências da Educação, efetuando análise interdisciplinar ou transdisciplinar para atingir um entendimento e explicação dos processos educativos. Assim por exemplo se procura conhecer os processos sócio-políticos e sua incidência no âmbito educativo, o sujeito que aprende se aborda desde a complexidade psicobiológica-social. Abordam-se problemáticas educativas, pedagógicos –didáticas referidas aos diferentes níveis do sistema educativo, como assim também no âmbito da educação não formal.
As ciências da educação não constituem um campo reservado somente a alguns especialistas. Elas representam atualmente o conjunto indispensável de disciplinas que permitem um correto e fecundo funcionamento dos sistemas educativos em todos seus níveis. Por razões diferentes, mas sempre imperiosas, os responsáveis por elaborar políticas educacionais, os planificadores, os docentes, os administradores e os pesquisadores, não podem nem têm o direito, das ignorar.

O objeto das Ciências da Educação:

Para Mialaret o objeto das ciências da educação é definir e identificar os fatos educacionais sobre os que poder-se-á fazer uma análise científica rigorosa, isto é um estudo das situações educacionais passadas, presentes e futuras. Os fatores que se podem tomar em consideração para analisar e compreender os fatos e as situações educacionais podem se classificar em três grandes categorias:

1 Os fatores que dependem de condições gerais da instituição educativa no seio da sociedade.

2 Os fatores que dependem das condições “locais” da instituição educativa e que determinam sua realização.

3 Os fatores vinculados à própria situação da educação.
Estas três categorias não são independentes pois fatores que dependem da terceira categoria podem estar em relação direta com certos fatores pertencentes a uma das outras duas categorias. O conjunto dos fatores que atuam sobre as situações de educação concretas podem-se separar em dois subconjuntos:
• O primeiro subconjunto de fatores reagrupa todas as variáveis vinculadas à sociedade: filosofia, política, estrutura social, organização econômica, nível técnico.
• O segundo subconjunto de fatores está constituído por todos os elementos que se referem diretamente à educação. Uma sociedade, em função de sua filosofia política, dá origem em certa maneira a uma instituição escolar mais ou menos bem estruturada, mais ou menos estendida (geograficamente: exemplo), abarcando períodos mais ou menos grandes (duração e tipo de escolaridade). Este sistema escolar está caracterizado por seis subconjuntos de variáveis:
• As variáveis vinculadas à estrutura da instituição e aos critérios de admissão de alunos.
• As variáveis vinculadas aos currículos.
• As variáveis vinculadas aos métodos e técnicas pedagógicas.
• As variáveis vinculadas às instalações materiais.
• As variáveis vinculadas à contratação já a formação dos docentes.
• As variáveis vinculadas ao orçamento destinado à educação.

Classificação das Ciências da Educação:

O pedagogo Gastón Mialaret propôs em seu livro "As Ciências da Educação" a fins dos anos setenta uma classificação em três grandes categorias:

As que estudam as condições gerais e locais da educação:

• História da educação e da pedagogia.
• Sociologia da Educação.
• Demografia escolar.
• Economia da educação.
• Pedagogia comparada.

As que estudam a situação educativa e os fatos educativos:

• As disciplinas que estudam as condições do ato educativo desde os ângulos:

• Da fisiologia.
• A Psicologia da educação da sociologia
• Ciências da Comunicação.
• As Didáticas e a teoria dos programas.
• As Ciências dos métodos e das técnicas pedagógicas.
• As Ciências da avaliação

As da reflexão e futuro:

• A Filosofia da educação.
• O Planejamento educativo.

Pr.Prof.Ms. PAULO ROBERTO DOS SANTOS

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